15.12.10

K-POP - Música coreana.

O Korean Pop é (como diz o nome) a música pop da Coréia. Agora porque falar sobre? Tem muita gente que lê Coréia e já fica: não ouvirei porque não vou entender nada. Quem diz isso tem péssimo valor cultural, não é? Renegar uma cultura simplismente porque não fala a mesma língua, tsc. E aliás, nós ouvimos músicas em inglês desde criança, e acho que não nascemos sabendo inglês, HM. 
O K-POP é um estilo de música que não deixa nada a perder para o POP em inglês, é viciante da mesma forma, as músicas são boas da forma e etc. A cada dia a cultura do K-POP se alastra mais pelo mundo.
Existem diversos grupos de K-POP, dentre eles eu particularmente gosto mais do Girls'Generation, 4minute, Co-ed... Porém existes DIVERSOS (como dito) que eu nem ouço, eu conheço pela fama: Big Bang, Super Junior, 2PM, 2AM, KARA, T-ara, Miss A, 2NE1...
As principais características desse estilo de pop asiático são as batidas energéticas, os clipes com passos de dança ''pegajosos'', e os nomes das músicas em inglês. A última característica se deve ao fato de que o inglês se propaga mais fácil na internet do que uma música nomeada em coreano faria. 
Apesar da qualidade, estes grupos coreanos não estão salvos de problemas, esses comuns e únicos a eles. Primeiramente, é comum a separação de membros destes grupos, sendo que a grande maioria deles tem adição de outros membros e a saída de membros também. Outro fato é que muitos destes grupos pretendem ''repetir'' e se aproveitar o sucesso de outros grupos. Esta característica é notável quando você vê os nomes dos grupos: 2AM, 2PM, KARA e T-ara, e até o novo Nine Muses, que no nome procura copiar o número de integrantes do SNSD/Girls'Generation. E além de quererem repetir, estes grupos (quase todos) são fabricados. Eles tornam os membros de agências ''trainee'' termo designado a um membro de uma agência que esteja recebendo educação especial para ser lançado na música. Após serem trainees, essas pessoas esperam os testes para novos grupos aparecerem, e se forem aprovados (se encaixarem no grupo) a agência escolhe uma música e lança o grupo. Poucos grupos (como SNSD/4minute) seguem seu próprio caminho na carreira, escolhendo o estilo das suas músicas, suas roupas, coreografias.
Atualmente o SNSD é um dos grupos mais famosos da Ásia, sendo conhecidas na China, Indonésia, Coréias e agora no Japão (onde obteve ótimas posições nos rankings musicais com o relançamento de seus sucessos em japonês). Seu sucesso foi tanto que acabou sendo ouvido pela redação da Billboard US, tendo uma matéria a seu respeito sendo postada no site. As principais características das meninas são o carisma que faz os fãs se apaixonarem e escolherem uma das 9 como favorita, a constante mudança de estilo (em questões de roupa e cabelo) e as coreografias memoráveis.
O KPOP está tomando a Ásia e com o debut de grupos como 2PM, 4minute, SNSD e KARA no Japão, isso nos deixa a pensar que num futuro próximo, o pop coreano possa estar se direcionando para os Estados Unidos, de onde seriam ouvidos pelo mundo. 

Foto do grupo Girls'Generation

Pedro Vitor, 15 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou. ^^