16.12.10

Futuro

É, hoje me deu vontade de falar disso. MAS PORQUÊ? Porque é uma coisa muito importante, e eu acho de grande necessidade todos já estarmos focados em alguma coisa para nossos futuros u_u
Na maioria das vezes quando você pergunta à alguém se aquela pessoa sabe o que pretende ser da vida, ou ela dá uma resposta mal-fundamentada ou então ela não sabe bem o que quer fazer.
Primeiramente, pra descobrir o que você quer pro seu futuro, você precisa se imaginar fazendo tal coisa. Você se imagina sendo um médico? Trabalhado muitas horas em troca de um alto salário, passando vários anos em uma faculdade, cuidando de pessoas? E sendo um advogado? Já pensou em passar o dia vestido de terno, tendo que lidar com um português formal, trabalhando em escritório? Cuidando do caso de pessoas que às vezes são boas e às vezes não? E você já se imaginou sendo um engenheiro? Trabalhando em fábricas, conferindo produtos, tendo superiores e inferiores, vendo Física, Química e Matemática todos os dias da sua vida?
Bem, são várias perguntas que só você pode responder. Primeiramente, devem ser vistas as matérias que você gosta na escola. Bem, se você não gosta de nenhuma matéria, a SEMULSP tem várias vagas pra lixeiro que só pedem ensino médio, ê. 
Se você gosta de Português, pode fazer letras em português (ou em qualquer outra língua), Direito já que você vai ter que ter necessariamente um Português quase perfeito.
Agora se você curte Matemática, pode virar um matemático (mas só se o amor for muito, K) ou pode fazer qualquer faculdade de engenharia, afinal Física envolve Matemática, e Física e Matemática são as bases de faculdades de Engenharia.
Se você gosta de Química, faculdades como Nutrição, Engenharia Química (dã) e Medicina pedem muito esta matéria.
Se você gosta de História, faculdades como Relações Internacionais, ou todas que peçam que você seja bom em questões da história do mundo ou do seu país, ela é necessária. Além de que saber esta matéria e ser bom nela (e também em Geografia) é quase indispensável em dias de hoje, afinal diversos concursos pedem esse conhecimento. Quem quer seguir a carreira de Diplomacia precisa ter aptidão em História.
Geografia! Para todas as faculdades que envolvam coisas sobre solo, clima e etc. você vai precisar saber e gostar desta aqui, Oceanografia e diversas engenharias necessitam dela.
Biologia é necessária e INDISPENSÁVEL para Medicina, Medicina Veterinária... toda faculdade que envolver estudo de seres vivos tem Biologia, DÃ.
Física é como Matemática, em toda faculdade de Engenharia ela é necessária.
Sociologia, o estudo do lidar com as pessoas. Então, se você curte esta matéria, talvez Psicologia seja uma escolha muito boa.
Agora, existem certas faculdades onde não existe uma matéria específica, é você gostar do que aquela faculdade trabalha e se ver trabalhando, ter talento, e etc. Como por exemplo Administração, Design, Música, Astronomia, Turismo...!
Depois de escolher 3 a 5 faculdades (lembrando-se que só poderá fazer UMA no início, é uma dica de amigos mais velhos, faculdade é exaustivo e fazer duas ao mesmo tempo não é esperteza, é burrice) pense: em qual faculdade estudar? Veja as melhores do seu estado, depois as melhores do seu país, e então, as melhores do mundo. Sempre com limites né, vocês/seus pais podem pagar? Você tem condições (escolares) de entrar em uma faculdade destas?
E uma última dica é: sempre pense muuuuito bem antes de escolher um curso. Lembrando que tal escolha vai determinar o resto da sua vida, e bem, não há tempo a perder, rs. Hoje em dia o mundo está cheio de profissionais frustrados, que fizeram tal faculdade porque foi a que de na telha na hora de escolher, foi a que passou, coisas assim. Lembrando que dinheiro não paga sofrer o resto da sua vida fazendo algo que você não gosta. 

Pedro Vitor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você achou. ^^